Evangelio del día – Lectio Divina João 5, 1-16

Lectio Divina por Luís Adriano Correia da Silva de Brasil

 0. Invocamos o Espírito Santo

Evangelho Segundo São João 5, 1-16

Houve uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, existe em Jerusalém, perto da Porta das
Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Bezata em hebraico. Muitos doentes, cegos, coxos e
paralíticos ficavam ali deitados. Encontrava-se ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus o viu ali
deitado e, sabendo que estava assim desde muito tempo, perguntou-lhe: “Queres ficar curado?” O enfermo
respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água se movimenta. Quando estou
chegando, outro entra na minha frente”. Jesus lhe disse: “Levanta-te, pega a tua maca e anda”. No mesmo
instante, o homem ficou curado, pegou sua maca e começou a andar. Aquele dia, porém, era um sábado. Por
isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado. Não te é permitido carregar a tua maca”.
Ele respondeu: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua maca e anda!’” Então lhe perguntaram: “Quem é que te
disse: ‘Pega a tua maca e anda’?” O homem que tinha sido curado não sabia quem era, pois Jesus se afastara
da multidão que se tinha ajuntado ali. Mais tarde, Jesus encontrou o homem no templo e lhe disse: “Olha, estás
curado. Não peques mais, para que não te aconteça coisa pior”. O homem saiu e contou aos judeus que tinha
sido Jesus quem o havia curado. Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em
dia de sábado.

1. Leitura, O que diz o texto?

Releia o Evangelho de hoje com sede e deixe que a alegria da Palavra o(a) faça caminhar anunciando a Vida.
“A convivência humana, quase sempre, é marcada pelo egoísmo. Cada um corre atrás de seus projetos e
ignora os demais. A concorrência impulsiona a chegar antes dos demais. O doente de hoje estava há 38 anos
no abandono. Ele não pede a graça; a iniciativa é do próprio Jesus. Uma vez curado, ele recebe ordem de
retornar à sua casa. Antes a maca o aprisionava, agora ele mesmo carrega a maca, símbolo da superação. A
Igreja de Jesus tem também sua piscina. É o sacramento da Reconciliação. Nossa vida cristã não pode fecharse no egoísmo. Os outros esperam por nós. É a dialética do saber perder e que resulta em ganhar. O irmão,
lembra São Francisco de Assis, deve sempre estar em primeiro lugar.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo
Colombo – Paulinas Editora).

2. Meditação, o que Deus nos diz no texto?

O que este Evangelho tem a ver com a realidade que você vive hoje? Quais são as enfermidades que o(a)
impedem de caminhar? Como você acolhe na vida o convite de Jesus: “estás curado(a). Não peques mais.”
Permaneça em silêncio por alguns instantes e deixe a Palavra encontrar espaço em sua vida. Reveja suas
ações, confronte suas atitudes com a mensagem de Jesus.

3. Oração, o que dizemos a Deus?

Oração da Campanha da Fraternidade 2020
Deus, nosso Pai, fonte da vida e princípio do bem viver, criastes o ser humano e lhe confiastes o mundo como
um jardim a ser cultivado com amor.
Dai-nos um coração acolhedor para assumir a vida como dom e compromisso.
Abri nossos olhos para ver as necessidades dos nossos irmãos e irmãs, sobretudo dos mais pobres e marginalizados. Ensinai-nos a sentir verdadeira compaixão expressa no cuidado fraterno, próprio de quem
reconhece no próximo o rosto do vosso Filho.
Inspirai-nos palavras e ações para sermos construtores de uma nova sociedade, reconciliada no amor. Dai-nos
a graça de vivermos em comunidades eclesiais missionárias,que, compadecidas, vejam, se aproximem e
cuidem daqueles que sofrem, a exemplo de Maria, a Senhora da Conceição Aparecida, e de Santa Dulce dos
Pobres, Anjo Bom do Brasil. Por Jesus, o Filho amado, no Espírito, Senhor que dá a vida. Amém!

4. Contemplación, ¿Cómo interiorizamos la Palabra de Dios?

O que a vida está lhe pedindo agora? Como você se propõe a viver esta Palavra hoje?

5. Ação, Qual meu compromisso com Deus?

Em tempos difíceis de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, todas as pessoas precisam de ajuda para superar a dificuldade desses dias, de acordo com a palavra de hoje o que podemos fazer para romper com o egoísmo?

Sugestões de gestos concretos:

– compartilhe nas suas redes sociais uma mensagem positiva para todas as pessoas que nesse momento precisam estar em isolamento domiciliar!

– deixe na sua porta um recado informando que está a disposição para ajudar um vizinho idoso, com suas compras ou outras atividades que precise de deslocamento de sua residência.

– para diminuir a solidão das pessoas que moram sozinhas, ligue pra elas, faça chamadas de vídeo e dedique um tempo de qualidade a essas pessoas.

– Faça Lives na sua rede social, muita gente que está em casa pode se inspirar com alguns minutos de conversa, você você rezar com elas e cantar algumas canções, ler poesias, ou apenas partilhar a vida.

Acerca de Luis Adriano Correia da Silva

Ver tambíen

Evangelio del día – Lectio Divina Marcos 3, 20-21

Lectio Diviniemos Sábado 20 de Enero de 2024 Sábado II Semana Tiempo Ordinario Jorge Ortiz …

Deja una respuesta

× WhatsApp / Cristonautas - Clic aquí