Evangelio del día – Lectio Divina Juan 13, 21-33.36-38

Lectio Divina por el Padre Árysson Magalhães de Brasil

Martes de Semana Santa Ciclo B

🕊️Invocação ao Espírito Santo🕊️

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. 

📜Evangelho de João 13, 21-33. 36-38📜

Naquele tempo, estando à mesa com seus discípulos, 21Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou: “Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará”. 22 Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando. 23 Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus. 24 Simão Pedro fez-lhe um sinal para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando. 25 Então, o discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: “Senhor, quem é?” 26 Jesus respondeu: “É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho”. Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. 27 Depois do pedaço de pão, Satanás entrou em Judas. Então Jesus lhe disse: “O que tens a fazer, executa-o depressa”.     28 Nenhum dos presentes compreendeu por que Jesus lhe disse isso. 29 Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavam que Jesus lhe queria dizer: ‘Compra o que precisamos para a festa’, ou que desse alguma coisa aos pobres. 30 Depois de receber o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente. Era noite. 31 Depois que Judas saiu, disse Jesus: “Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. 32 Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. 33 Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Vós me procurareis, e agora vos digo, como eu disse também aos judeus: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’”. 36 Simão Pedro perguntou: “Senhor, para onde vais?” Jesus respondeu-lhe: “Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas me seguirás mais tarde”. 37 Pedro disse: “Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti!” 38 Respondeu Jesus: “Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes”.                Palavra da Salvação.

📖Leitura📖

O Evangelho desta terça-feira da semana santa já apresenta Jesus no contexto Ceia, isto é, um contexto de partilha de alimento, de intimidade com os seus, falando sobre o traidor e assim, manda Judas fazer o que precisa para que Jesus seja entregue e assim, Deus seja glorificado nele; também fala da negação de Pedro.

📝Meditação📝

Nos encontramos na santa semana da nossa fé e seguindo os passos de Jesus em direção à cruz redentora da humanidade, vemos Jesus na ceia, o anúncio da traição por parte de Judas Iscariotes e a negação de Pedro. Portanto, neste Evangelho, Jesus nos ensina que nem todos estão dispostos ou prontos para viverem a Páscoa do Filho de Deus.

🙇🏽Oração🙇🏽

Senhor, que, no apostolado, tenhamos a coragem de assumir a identidade do servo sofredor; que tenhamos a disposição transfigurarmos as cruzes que a vida nos apresenta e assim, fazer das adversidades da vida, caminho de redenção. Pois, com o ensinamento do mestre Jesus, a cruz e a morte não são o fim. Que saibamos oferecer os males como sacrifício em expiação pelos nossos pecados. Amém!

💭Contemplação💭

“Sê para mim uma rocha de defesa e uma casa fortificada, para que me salves, pois tu és o meu Rochedo e meu refúgio” Salmo 70, 3

🏃🏽Ação🏃🏽

Ter um olhar e um comportamento de gratidão perante o sacrifício de amor de Deus por nós, isto é, nas dificuldades que a vida nos apresenta, devemos fazer com que a nossa fé consiga falar mais alto do que a nossa humanidade. Uma fé capaz de consagrar tudo a Jesus, pois ele nos ensina que o amor é mais forte que a morte.

 

Acerca de Árysson Magalhães

Sacerdote de la Diócesis de Crato - Brasil

Ver tambíen

Evangelio del día – Lectio Divina Marcos 3, 20-21

Lectio Diviniemos Sábado 20 de Enero de 2024 Sábado II Semana Tiempo Ordinario Jorge Ortiz …

Deja una respuesta

× WhatsApp / Cristonautas - Clic aquí