Evangelio del día – Lectio Divina Lucas 19 ,1-10

Lectio Divina por Árysson Magalhães de Brasil

🕊1. Invocação ao Espírito Santo

Ó Espírito Santo,

Amor do Pai e do Filho!

Inspirai-me sempre aquilo que devo pensar, aquilo que devo dizer, como eu devo dizê-lo, aquilo que devo calar, aquilo que devo escrever, como eu devo agir, aquilo que devo fazer, para procurar a Vossa glória, o bem das almas e minha própria santificação.

Ó Jesus, toda a minha confiança está em Vós.

Ó Maria, Templo do Espírito Santo, ensinai-nos a sermos fiéis àquele que habita em nosso coração.

Amém!

📜Evangelho Lc 19,1-10

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”.

Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

📖2. O que diz o texto?

Jesus na sua visita em Jericó, quando Zaqueu, o cobrador de impostos desejou ver o Cristo que passava na região, mas o mesmo, por ter uma baixa estatura buscara como estratégia subir numa árvore. Ao vê-lo em cima da figueira, Jesus avisa que irá pernoitar na casa de Zaqueu, o que despertou questionamento entre os presentes. A partir desse momento, aquele cobrador de impostos prometeu restituir aos defraudados.

👨🏽🏫3. O que o texto nos fala?

Zaqueu era cobrador de impostos e este ofício era visto com maus olhos pela comunidade no tempo de Jesus, pois muitos eram corruptos. Podemos afirmar que o desejo de se hospedar na casa de um cobrador de impostos se configura o encontro da miséria com a misericórdia, a humildade envolta do desejo de transformação de vida com a esperança de vida nova. Por outro lado nos deparamos com o nosso lado humano, por quê não dizer farisaico (se considerava os perfeitos, justos juízes a determinar aqueles que são dignos de salvação)? Por muitas vezes esquecemos que Jesus veio para os errantes e não para os perfeitos.

🙏🏽4. Oração

Senhor Jesus, que eu não perca a humildade de reconhecer que tu és o senhor da minha história. Que o meu coração esteja sempre aberto para te receber e mudar de vida. Que eu esteja sempre disposto a manifestar a experiência de misericórdia com os meus semelhantes.

 🏃🏽5. Ação.

Ser sempre humilde, reconhecer em Jesus a minha salvação, olhar para os demais com o mesmo olhar de amor e misericórdia que eu desejo para mim.

Acerca de Árysson Magalhães

Sacerdote de la Diócesis de Crato - Brasil

Ver tambíen

Evangelio del día – Lectio Divina Marcos 3, 20-21

Lectio Diviniemos Sábado 20 de Enero de 2024 Sábado II Semana Tiempo Ordinario Jorge Ortiz …

Deja una respuesta

× WhatsApp / Cristonautas - Clic aquí