Evangelio del día – Lectio Divina Mateo 13, 54-58

Lectio Divina de Árysson Magalhães de Brasil

1. Invocação ao Espírito Santo

Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho! Inspirai-me sempre aquilo que devo pensar, aquilo que devo dizer, como eu devo dizê-lo, aquilo que devo calar, aquilo que devo escrever, como eu devo agir, aquilo que devo fazer, para procurar a Vossa glória, o bem das almas e minha própria santificação. Ó Jesus, toda a minha confiança está em Vós. Ó Maria, Templo do Espírito Santo, ensinai-nos a sermos fiéis àquele que habita em nosso coração.

Amém!

Evangelho (Mt 13,54-58)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?” E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

2. O que diz o texto?

O texto mostra Jesus ensinando na sinagoga, quando os que estavam presentes se admiravam da forma de como o filho do carpinteiro se pronunciava. Os conterrâneos do Cristo não o viam como o enviado de Deus, isto é, nada além de um filho de carpinteiro como de fato era. Podemos ver que o povo da época não tinha noção que Deus quis se encarnar e realizar o seu projeto de salvação a partir de uma simples família de Nazaré, também expressar o seu amor a partir das coisas simples. Lembramos da nossa caminhada pastoral, quando muitas vezes somos pessimistas a achar que a ação de Deus não acontece através dos nossos irmãos de comunidade e quando precisamos de pessoas para evangelizar sempre valorizamos as pessoas de fora da mesma, não valorizando a ‘prata da casa’.

3. Oração

Senhor Jesus ilumina as nossas vidas para percebermos a sua presença na vida dos nossos irmãos e no seio da nossa comunidade. Que todas as famílias do mundo se inspirem na família simples Nazaré, para que tenham sensibilidade para sentir o seu amor restaurador.

4. Contemplação

Jesus, Maria e José caminharam pela via dos conselhos, na obediência, na pobreza, nas privações. O menino Deus se compadeceu das nossas dores e por suas chagas fomos libertos. Temos que ser simples, pois será mais fácil de sentir e anunciar o amor salvífico de Deus na história.

5. Ação

Sejamos humildes para que consigamos reconhecer Jesus que comunica seu amor nas vidas e nos rostos dos mais simples, na caminhada missionária valorizar as pessoas que estão mais próximas de nós e rezemos uns pelos outros, para nossas vidas e as palavras pronunciadas por nossos lábios sejam sempre edificantes.

Acerca de Árysson Magalhães

Sacerdote de la Diócesis de Crato - Brasil

Ver tambíen

Evangelio del día – Lectio Divina Marcos 3, 20-21

Lectio Diviniemos Sábado 20 de Enero de 2024 Sábado II Semana Tiempo Ordinario Jorge Ortiz …

Deja una respuesta

× WhatsApp / Cristonautas - Clic aquí