Evangelio del día – Lectio Divina Mateo 19,16-22.

Lectio del día, Daniely Barbosa


LECTIO DIVINA

? Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Creio, Senhor Jesús, que sou parte de seu Corpo. Trindade Santíssima – Pai, Filho, Espírito Santo – presente e agindo na Igreja e na profundidade dos irmãos. Abro-me a tua proximidade, fonte da vida, força da vida que me enche e me conduz!

?  1. Leitura:

Vamos ler Mt 19,16-22, observando o que Jesús quer de nós:

E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?

E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.

Disse-lhe ele: Quais? E Jesús disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;

Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?

Disse-lhe Jesús: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.

E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.

 

? 2. O que nos diz o texto?

Para seguir Jesús e viver seu Evangelho não basta cumprir os mandamentos. É preciso estar livre – «venda tudo o que tem, e dê o dinheiro aos pobres e, depois, vem e me siga». Livres de tudo, para ter tudo, estar com Aquele que é o Tudo. A Deus não se entrega pela metade!

? Vamos ouvir e acompanhar a letra de uma canção de Padre Zezinho, scj que nos resume um pouco do que nos disse o Evangelho

??  3. Meditação:

 

Qualquer que seja minha vocação: leigo, religioso, religiosa, sacerdote, devo estar dentro do Projeto Libertador de Deus. Digo, no dia-a-dia, «sim» ao plano de Deus para mim? Ou ignoro este projeto?

Especificamente para os religiosos, os bispos da América Latina dizem:

«a vida consagrada é chamada a ser uma vida discipular, apaixonada por Jesus-caminho ao Pai misericordioso, e por isso, de caráter profundamente místico e comunitário. É chamada a ser uma vida missionária, apaixonada pelo anúncio de Jesus-verdade do Pai, por isso mesmo, radicalmente profética, capaz de mostrar a luz de Cristo às sombras do mundo atual e os caminhos de uma vida nova» (DAp 220).

?? 4. Oração:

Agradeço, Senhor, por não me deixar esquecer que és a força que preenche minha vida. Renova sempre a minha fé e a dos meus irmãos em Seu Projeto, para que cada vez mais nos comprometamos com a construção do Seu Reino.

5. Contemplação:

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

Somos chamados a encarnar o Evangelho no coração do mundo. Meu novo olhar é iluminador: com minha vida, vou iluminar com a luz de Cristo as sombras do mundo contemporâneo e indicar às pessoas com quem convivo os caminhos de uma nova vida, no sonho da Civilização do Amor.

???  6. Ação:

Para seguir os passos de Jesús é preciso que aliviemos nossa mochila, nos desfazendo de qualquer apego, poder e das atitudes que oprimem nossos irmãos. Me comprometo a estar livre, a ser leve e aberto ao outro, a estar pronto e alegre pela certeza de que o Reino não é uma utopia: ele já está em nós.

Acerca de Ramón Pané

Ver tambíen

Evangelio del día – Lectio Divina Marcos 3, 20-21

Lectio Diviniemos Sábado 20 de Enero de 2024 Sábado II Semana Tiempo Ordinario Jorge Ortiz …

Deja una respuesta

× WhatsApp / Cristonautas - Clic aquí