Evangelio del día – Lectio Divina Mateo 5, 43-48

Lectio Divina por Árysson Magalhães do Brasil

INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO
Vinde Santo Espírito, iluminar nossos corações para descobrir através da Santa Palavra a vontade de Deus em nossas vidas; vinde abrasar os nossos corações para nos impulsar a viver e realizar o desejo de Deus em nossas vidas e nas vidas de nossos irmãos; a fim de que alcancemos todos, o Reino definitivo. Amém!!!
TEXTO BÍBLICO
Mt 5,43-48
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: ‘Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!’ 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
1 – LEITURA
Jesus, na sua missão, nos ensina que devemos amar os nossos inimigos, a fazer o bem, para nos tornarmos filhos de Deus em Jesus Cristo, chamados a sermos perfeitos, irmãos em Cristo Jesus e sua graça e misericórdia é destinada para todos nós.
2 – MEDITAÇÃO
Jesus nos convida a agirmos diferente do que nos é ensinado acerca da convivência com nossos irmãos, àqueles que são diferente de nós, mas que ao mesmo tempo, são iguais a nós, imagem e semelhança de Deus. Somos todos iguais perante o Criador de tudo e de todos, destinados ao mesmo amor e contemplados a desfrutarmos da mesma misericórdia.
3 – ORAÇÃO
Pai Santo e Amado! Dai-nos a graça de conseguirmos colocar em prática a tua Palavra e a tua vontade em nossas vidas, de sermos diferentes do que a sociedade hodierna deseja muitas vezes impor para nossas vidas, para que, após o fim da nossa missão terrestre, alcancemos a pátria definitiva.
4 – CONTEMPLAÇÃO
Somos neste momento, chamados a refletir sobre todas as vezes em que deixamos o nosso lado humano sobressair o espiritual; nas pessoas com quem convivemos e não temos afinidade (muitas vezes só queremos ajudar a quem gostamos) ou as pessoas que nos fizeram mal e não conseguimos liberar o perdão.
5 – AÇÃO
Sigamos os mesmos exemplo de Jesus Cristo, quando no abandono da cruz perdoou os que lhe condenaram a morte. Que mesmo em meio as adversidades e oposições, somos chamados a agir bem em vista da salvação do nosso irmão. Afinal de contas, como nos ensinou Mahatma Ghandi: “Olho por olho e o mundo acabará cego.”

Um grande abraço! Feliz e frutuoso dia para todos nós!

Acerca de Árysson Magalhães

Sacerdote de la Diócesis de Crato - Brasil

Ver tambíen

Evangelio del día – Lectio Divina Marcos 3, 20-21

Lectio Diviniemos Sábado 20 de Enero de 2024 Sábado II Semana Tiempo Ordinario Jorge Ortiz …

Deja una respuesta

× WhatsApp / Cristonautas - Clic aquí