Evangelio del día – Lectio Divina Mt 23,13-22

Lectio Divina por Padre Lima de Deus de Brasil

Lectio Divina. Oração. Hoje celebramos o dia de Santo Agostinho. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Evangelho. Ai de vós, guias cegos!
Mt 23,13-22
“Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Fechais aos outros o Reino dos Céus, mas vós mesmos não entrais, nem deixais entrar aqueles que o desejam. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Percorreis o mar e a terra para converter alguém, e quando o conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes mais do que vós. Ai de vós, guias cegos! Dizeis: ‘Se alguém jura pelo Santuário, não vale; mas se alguém jura pelo ouro do Santuário, então vale!’ Insensatos e cegos! Que é mais importante, o ouro ou o Santuário que santifica o ouro? Dizeis também: ‘Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferenda que está sobre o altar, então vale!’ Cegos! Que é mais importante: a oferenda ou o altar que santifica a oferenda? De fato, quem jura pelo altar jura por ele e por tudo o que está sobre ele. E quem jura pelo Santuário jura por ele e por Deus, que habita no Santuário. E quem jura pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.

O que o texto diz a você? Neste momento de meditação, mantenha em sua mente e em seu coração a palavra que mais o(a) tocou. Leia novamente o Evangelho e escute o que o Senhor Jesus Cristo quer lhe dizer por meio dele. Leia-o com bastante calma e procure identificar o caminho que Jesus lhe indica.

A crítica aos chefes religiosos é feita ao estilo profético com uma série de sete “ais”. Hoje lemos os três primeiros “ais”. Os dois seguintes não serão lidos por causa da festa do martírio de São João Batista. São eles: Ai de vocês que bloqueiam a porta do Reino. Não entram e não deixam entrar. Ai de vocês que tornam impossível a vida dos convertidos. Ai de vocês que desvirtuam a Lei de Deus por interesses financeiros. E os dois outros: Ai de vocês que se importam com minúcias e deixam as coisas importantes. Ai de vocês que fazem ritos de purificação, mas estão sujos por dentro. As críticas foram válidas no tempo de Jesus, foram válidas na primeira comunidade cristã e são válidas ainda hoje em todas as religiões. A hipocrisia aparece em todos os “ais”.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas. 

O que me diz o texto?

Jesus nos alerta para duas questões fundamentais em nossa vida: o que valorizamos e o que divulgamos sobre o Pai para as pessoas. Estamos mais preocupados com aquilo que podemos oferecer de material para nossa Igreja ou com a nossa aproximação verdadeira com o coração de Deus? A ajuda material que podemos doar (não só à instituição, mas também ao próximo) deve ser feita gratuitamente e não à espera de recompensas. Nada que possamos fazer no plano meramente mundano e que possa se converter em ajuda para nosso próximo se iguala à nossa entrega a Deus. Sem essa entrega, nossas ações são inócuas, pois não nos trazem plenitude.

Oração

Espírito Santo, dê-nos o dom do discernimento para que nos mantenhamos vigilantes ao falar de Deus com o outro. Que despertemos no coração de quem conhecemos ideias amorosas a respeito de Deus, que façamos com que aqueles que ainda não tiveram oportunidade de se sentir verdadeiramente abraçados por Deus  possam viver essa experiência tão completa do Pleno Amor.

Contemplação

Assim, Jesus, com a luz do Santo Espírito, esperamos também não usar o nome de Deus para afirmações enganosas.

Nos coloquemos capazes diante dos projetos divinos. Nunca barganhar com Deus. Acreditemos em Deus com uma fé forte. Manter o diálogo constante com Ele para saber como agir e como esperar.

Acerca de Padre José de Lima

PADRE JOSÉ DE LIMA. NASCIDO EM 08/11/1975.

Ver tambíen

Evangelio del día – Lectio Divina Juan 6, 30-35

Lectio Divina Martes 16 de Abril de 2024 Martes III Semana de Pascua Jorge Orellana …

Deja una respuesta

× WhatsApp / Cristonautas - Clic aquí