Evangelio del día – Lectio Divina Lucas 10, 17-24

ROTEIRO DE LECTIO DIVINA
_(👤 Adriano Israel 🇧🇷 )

SÃO FRANCISCO DE ASSIS ⚪ – ANO C
04/10/2025

🕊 INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Ó Espírito Santo, amor do Pai e do Filho
Inspirai-me sempre o que devo pensar,
O que devo dizer, como devo dizer,
O que devo calar, o que devo escrever
Como devo agir, o que devo fazer
Para obter a vossa glória, o bem das almas
E a minha própria santificação

📑 TEXTO BÍBLICO Lucas 10, 17-24

17 Os setenta e dois voltaram muito alegres e disseram a Jesus:

“Até os demônios nos obedeceram pelo poder do teu nome!”

18 Jesus lhes disse:

“De fato, eu vi Satanás cair do céu como um raio. 19 Agora eu dei a vocês autoridade para pisar em cobras e escorpiões e, acima de tudo, autoridade para vencer o inimigo sem sofrer nenhum dano. 20 Mas não se alegrem porque os espíritos malignos obedecem a vocês, mas alegrem-se porque cada um dos seus nomes está escrito no céu.”

21 Naquele tempo, Jesus, movido pelo Espírito Santo, encheu-se de alegria e disse:

“Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu te louvo porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, pois assim te aprouve.”

22 “Meu Pai me entregou todas as coisas. Ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.”

23 Então Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes somente:

“Felizes os que veem o que vocês estão vendo! 24 Eu lhes digo que muitos profetas e reis gostariam de ter visto o que vocês estão vendo, mas não puderam; e gostariam de ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.”

TRADUÇÃO DO NOVO EVANGELIZADOR

📖 LEITURA
O que diz o texto?

Na primeira parte do texto (v. 17-20), o autor nos mostra a alegria dos discípulos por terem alcançado a obediência dos demônios por causa do nome de Jesus. Porém, Jesus reconhece a autoridade que lhes foi dada, mas os alerta que alegria maior deveria ser porque o nome de cada um estava escrito no céu.

Já a segunda parte (v. 21-24) desta passagem relata Jesus rezando ao Pai, agradecendo porque tinha preferido revelar os seus planos aos pequeninos ao invés dos poderosos. Diz ainda que ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aqueles a quem quiser revelar.

Dirigindo-se aos discípulos, mais uma vez, encerra mostrando a honra que deveria ser para eles viverem este momento com Ele, pois muitos gostariam de ter tido essa oportunidade e não conseguiram.

🕯️MEDITAÇÃO
O que o texto diz para mim?

* Enalteço-me por minhas obras em nome de Jesus?
* O que tenho feito para garantir que meu nome esteja escrito no céu?
* Reconheço a grande oportunidade que tenho de servir ao Senhor, na certeza de que Ele vive e se faz presente em nosso meio?

🙏 ORAÇÃO
O que digo a Deus?

Senhor Jesus, assim como viveste na simplicidade e com discrição, orientava aos discípulos de seu tempo (e a nós nos dias de hoje) a não se acharem melhor do que ninguém em virtude dos prodígios que eram realizados por teu Santo Nome. Em João 14, 12 descreve que é possível fazer as mesmas obras que tu e ainda maiores pois retornarias à casa do Pai.

Que possamos crer nesta promessa, não com vaidade, mas lembrando quão grande é a nossa responsabilidade em poder primeiramente experimentar o seu amor e poder anunciá-lo em todo e qualquer lugar. Amém.

🙇 CONTEMPLAÇÃO
Como interiorizo a mensagem?

“não se alegrem porque os espíritos malignos obedecem a vocês, mas alegrem-se porque cada um dos seus nomes está escrito no céu” (v. 20)

🙋 AÇÃO
Com o que me comprometo?

* Alegrar-me por poder conhecer os ensinamentos de Jesus, fazendo o que estiver a meu alcance para colocá-los em prática;
* Assumir a responsabilidade de batizado, sendo testemunha do amor de Deus onde quer que eu esteja, de modo a paulatinamente garantir que também meu nome esteja escrito no céu.

Acerca de Ramón Pané

Ver tambíen

Evangelio del día – Lectio Divina Lucas 9, 51-56

Lectio Divina Martes 30 septiembre 2025 Martes XXVI Semana Tiempo Ordinario Saulo Ruiz de El …

Deja una respuesta

× WhatsApp / Cristonautas - Clic aquí