Inicio / Lectio Divina del día - Whatsapp Cristonautas / Evangelio del día – Lectio Divina Mateo 15, 21-28

Evangelio del día – Lectio Divina Mateo 15, 21-28

Lectio Divina por Adriano Israel de Brasil

Miércoles XVIII Semana Tiempo Ordinario Ciclo B

🕊️ INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Vem Espírito Santo, vem guiar meus passos ao longo deste itinerário da Lectio Divina. Me conduz não para onde eu quero ir, mas onde eu preciso estar. Abre meus olhos, meus ouvidos e meu coração para acolher aquilo que queres de mim neste momento. Amém.

📝 TEXTO BÍBLICO

(Mateus 15, 21-28)

Naquele tempo, 21 Jesus retirou-se para a região de Tiro e Sidônia. 22 Eis que uma mulher cananeia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: “Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!” 23 Mas, Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Então seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: “Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós”. 24 Jesus respondeu: “Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”. 25 Mas, a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus, e começou a implorar: “Senhor, socorre-me!” 26 Jesus lhe disse: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-los aos cachorrinhos”. 27 A mulher insistiu: “É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!” 28 Diante disso, Jesus lhe disse: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” E desde aquele momento sua filha ficou curada!

📖 LEITURA

O que diz o texto?

O texto relata que Jesus se retira para a região de Tiro e Sidônia quando uma mulher cananéia vai ao seu encontro aos gritos para que veja sua filha que estava possuída por um demônio. Jesus não responde e com a insistência da mulher, mesmo os discípulos tentando afastá-la, Jesus fala que foi enviado às ovelhas da casa de Israel e que não ficava bem tirar o pão dos filhos para jogá-los aos cachorros. A mulher, por sua vez, retruca que mesmo os cachorros ficavam comendo as migalhas que caiam da mesa. Vendo a fé da mulher, Jesus atende o seu pedido.

Vale ressaltar a figura da mulher naquela cultura, que não tinha valor. Esta ainda mais por ser estrangeira. E Jesus, vendo a sua fé, atende o seu pedido de intercessão por sua filha, mostrando assim que o Reino de Deus não faz distinção de pessoas, é para todos.

🕯️ MEDITAÇÃO

* Sou insistente em minhas orações? Aguardo Deus atender no tempo que for oportuno?

* Assim como os discípulos, quero afastar de Jesus os menos favorecidos?

* Acredito que por ter uma caminhada pastoral mais consistente posso me considerar melhor que outros que não a tem?

🙏 ORAÇÃO

O que digo a Deus?

Senhor, quero te louvar e agradecer por ter vindo salvar a todos, demonstrando que os marginalizados de nossos dias continuam sendo os mais favorecidos. Peço-te perdão pelas vezes em que me falta humildade e acabo afastando de ti aqueles que querem estar mais próximos. 

Aumenta, Senhor, a minha fé e que possa também interceder pelas necessidades daqueles que me são próximos e de todo o nosso país. No dia de São João Maria Vianney, rogo por todos os sacerdotes, de modo particular os que atuam na Arquidiocese de Natal, para que continuem sendo pastores para o vosso rebanho. Amém.

🙇 CONTEMPLAÇÃO

Como interiorizo a mensagem?

 “Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!” (v. 22b)

🙋 AÇÃO

Com o que me comprometo?

* Rezar pelos padres de minha comunidade;

* Ser perseverante nas intenções que apresento a Deus;

* Interceder pelas necessidades de outras pessoas.

 

 

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Acerca de Adriano Israel

Integrante do Projeto Criston@utas no Brasil e agente da Pastoral Familiar na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Ceará-Mirim/RN)

Ver tambíen

Evangelio del día – Lectio Divina Lucas 12, 39-48

Lectio Divina por María Guadalupe Rodríguez García de México Paso 0 Invocación al Espíritu Santo …

5 1 Vota
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Nos gustarían tus opiniones, por favor comenta.x
()
x
× WhatsApp / Cristonaut@s - Clic aquí