Inicio / Lectio Divina del día - Whatsapp Cristonautas / Evangelio del día – Lectio Divina Mateo 7, 6.12-14

Evangelio del día – Lectio Divina Mateo 7, 6.12-14

Lectio Divina por Driko Correia do Brasil 

Saudações a todos
Vamos iniciar nossa reflexão do evangelho de hoje?
Invocação ao Espírito Santo

Convidamos o espírito santo para se fazer presente em nosso meio, nesse momento importante do nosso dia que é falar com Deus através de suas escrituras. Para isso vamos ouvir uma canção que convida o espírito santo habitar em nós.

Em nome do Pai
Que nos criou.
Em nome do Filho
Que nos salvou.
Em nome do Espírito Santo
Que nos santificou.
Amém
1 Leitura
Comentário
Evangelho: Mt 7, 6.12-14
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos po rcos as vossas pérolas, não vão eles calcá-las aos pés e voltar-se para vos despedaçarem. Tudo quanto quiserdes que os homens vos façam fazei-o também a eles, pois nisto consiste a Lei e os Profetas. Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição e muitos são os que seguem por eles. Como é estreita a porta e apertado o caminho que conduz à vida e como são poucos aqueles que os encontram!»
Reflexão – Compreender a Palavra
Jesus faz três ensinamentos aos discípulos, que são de capital importância. Primeiro mostra-lhes que as coisas santas não são dadas a quem não as sabe apreciar. O facto de serem dadas de qualquer forma e sem qualquer critério faz com que aqueles a quem foram dadas sem as apreciar, se sirvam delas não para se santificarem mas para perseguirem aqueles que lhas ofereceram. É a experiência da Igreja primitiva perante muitos que abandonavam a comunidade.
Em segundo lugar convida os discípulos a ir à frente. O discípulo não espera pelo mundo, vai adiante e faz o que quer que os outros façam para servir de exemplo e ser seguido no seu testemunho por todos.
Finalmente, Jesus apresenta a parábola dos dois caminhos. O mundo segue por um caminho fácil de encontrar e ao alcance de todos. Jesus diz que esse caminho leva à perdição. O discípulo tem outro caminho. Não será seguido por muitos porque se trata de um caminho de sacrifício, renúncia e perfeição, mas este caminho conduz à vida. É proposto a todos mas nem todos querem seguir por ele.
2 – Meditação (o que esse texto me diz)
O Senhor deu-me os bens do céu. Os sacramentos, a Palavra, a comunidade dos irmãos, o amor fraterno, a fé, a conversão são dons de Deus oferecidos ao longo da minha vida. Tantas vezes os acolhi e vivi como experiência de encontro com o amor generoso de Deus. Muitas vezes os desprezei como coisas menores, sem importância, perfeitamente desnecessárias. Talvez as tenha avaliado como o fazem muitos pagãos. «Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas». Estas palavras ficaram retidas na minha memória e afectam o meu coração. Hoje preciso reflectir sobre elas. Sei que há dois caminhos e que posso levar muitos atrás de mim por qualquer deles. Estou no caminho da vida?
3 – Oração (o que Deus me diz através da Palavra?)

Porque hoje sei que muitas vezes me enganei em caminhos perdidos e meus passos trouxeram outros no engano, quero dizer-te, Senhor:
Esquece os meus passos mal andados,
Meu desamor perdoa e meu pecado.
Eu sei que vai raiar a madrugada
E não me deixarás abandonado.
Se Tu me dás a mão, não terei medo,
Meus passos serão firmes no andar.
Luz terna, suave, leva-me mais longe:
Basta-me um passo para a Ti chegar”.
4 – Contemplação (o que interiorizar da Palavra?)

Como trato as coisas santas que o Senhor me oferece em cada dia?
5 – Ação (Qual a minha atitude para viver a Palavra?)

Podemos viver o evangelho de hoje, nos colocando como instrumentos para a prática do bem. Aproveitar os nossos dons para levar vida em abundância para os nossos irmãos.
Driko: Referências

A lectio divina de hoje foi elaborada e vivenciada a partir da fonte:
https://aliturgia.com/terca-feira-da-semana-xii-do-tempo-comum-4/
Agradeço a todos os irmãos cristonautas pela partilha de vida e fé.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Acerca de Luis Adriano Correia da Silva

Ver tambíen

Evangelio del día – Lectio Divina Mateo 6, 24-34

Lectio Divina por Mario Jerónimo de Guatemala Sábado XI Semana Tiempo Ordinario Ciclo B Invocación …

0 0 Votos
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Nos gustarían tus opiniones, por favor comenta.x
()
x
× WhatsApp / Cristonaut@s - Clic aquí