Inicio / Lectio Divina del día - Whatsapp Cristonautas / Evangelio del día – Lectio Divina Lucas 19, 11-28

Evangelio del día – Lectio Divina Lucas 19, 11-28

Lectio Divina por Adriano Israel de Brasil

INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Vem Espírito Santo de Deus, abri minha mente, meu coração, para que possa compreender aquilo que queres de mim neste momento. Afasta de mim todas as distrações e que possa me dedicar a ti por alguns instantes.

TEXTO BÍBLICO: Lucas 19, 11-28

Naquele tempo, 11Jesus acrescentou uma parábola, porque estava perto de Jerusalém e eles pensavam que o Reino de Deus ia chegar logo. 12Então Jesus disse:“Um homem nobre partiu para um país distante, a fim de ser coroado rei e depois voltar. 13Chamou então dez dos seus empregados, entregou cem moedas de prata a cada um e disse: ‘Procurai negociar até que eu volte’.

14Seus concidadãos, porém, o odiavam, e enviaram uma embaixada atrás dele, dizendo: ‘Nós não queremos que esse homem reine sobre nós’. 15Mas o homem foi coroado rei e voltou. Mandou chamar os empregados, aos quais havia dado o dinheiro, a fim de saber quanto cada um havia lucrado. 16O primeiro chegou e disse: ‘Senhor, as cem moedas renderam dez vezes mais’. 17O homem disse: ‘Muito bem, servo bom. Como foste fiel em coisas pequenas, recebe o governo de dez cidades’.

18O segundo chegou e disse: ‘Senhor, as cem moedas renderam cinco vezes mais’. 19O homem disse também a este: ‘Recebe tu também o governo de cinco cidades’. 20Chegou o outro empregado e disse: ‘Senhor, aqui estão as tuas cem moedas que guardei num lenço, 21pois eu tinha medo de ti, porque és um homem severo. Recebes o que não deste e colhes o que não semeaste’. 22O homem disse: ‘Servo mau, eu te julgo pela tua própria boca. Tu sabias que eu sou um homem severo, que recebo o que não dei e colho o que não semeei. 23Então, por que tu não depositaste meu dinheiro no banco? Ao chegar, eu o retiraria com juros’. 24Depois disse aos que estavam aí presentes: ‘Tirai dele as cem moedas e dai-as àquele que tem mil’. 25Os presentes disseram: ‘Senhor, esse já tem mil moedas!’ 26Ele respondeu: ‘Eu vos digo: a todo aquele que já possui, será dado mais ainda; mas àquele que nada tem, será tirado até mesmo o que tem. 27E quanto a esses inimigos, que não queriam que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os na minha frente’”. 28Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém.

LEITURA: O que diz o texto?

A caminho de Jerusalém Jesus conta esta parábola pois os que andavam com ele acreditavam que o Reino de Deus estava próximo.

Um homem iria viajar para ser coroado rei em uma cidade distante, chama 10 dos seus empregados e a cada um entrega 100 moedas de prata para que negociassem com elas e depois partiu. Os habitantes dessa cidade não o queriam como governante então manda uma representação para tentar evitar a coração, mas não adianta e ele retorna como rei.

Chama então os empregados e pede para que faça a prestação de contas. O primeiro diz que as 100 moedas renderam 10 vezes mais. O rei então chama-o de servo bom e fiel e lhe confia o governo de 10 cidades. O segundo diz que o rendimento foi de 5 vezes mais, por isso também recebe o governo de cinco cidades. O último, porém, devolve as 100 moedas ao rei, dizendo que estava com medo dele, pois era tido como severo. Chama-o portanto de servo mau, dizendo que deveria ao menos ter colocado o valor no banco para receber os juros. Assim, solicita que estas 100 moedas sejam dadas ao que tem 1000.

Encerra dizendo que aquele que tem receberá mais e aos que não tem, até isso lhe será tirado. O rei fala ainda que aqueles que não o queriam como governante deveriam ser executados em sua frente.

MEDITAÇÃO: O que o texto diz para mim?

• A que Deus me confia no dia de hoje?
• Qual retorno tenho dado para ele?
• Tenho sido preguiçoso em «negociar» com aquilo que ele me dá?

ORAÇÃO: O que digo a Deus?

Senhor Jesus, que possa confiar que seu Reino está próximo. Dá-me, porém, a oportunidade de fazer com que mais pessoas possam estar próximas a ti, usando daquilo que tu me deste.

Que eu não seja egoísta e possa de acordo com a necessidade partilhar das bênçãos que realiza em minha vida com aqueles que me são próximos, cumprindo assim a minha responsabilidade de discípulo-missionario. Amém

CONTEMPLAÇÃO: Como interiorizo a mensagem?

«Como foste fiel em coisas pequenas, recebe o governo de dez cidades’ (v. 17b)

«🎵 Se sou fiel no pouco ele me confiará mais🎶 » (Eu Creio nas Promessas de Deus – Eugênio Jorge)

AÇÃO: Com o que me comprometo?

• A partir do meu testemunho e ação evangelizadora poder apresentar ao Senhor os resultados que ele espera de mim

Acerca de Adriano Israel

Integrante do Projeto Criston@utas no Brasil e agente da Pastoral Familiar na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Ceará-Mirim/RN)

Ver tambíen

Evangelio del día – Lectio Divina Lucas 21, 5-11

Lectio Divina por el Padre Árysson Magalhães de Brasil ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO «Divino Espírito …

5 1 Vota
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Nos gustarían tus opiniones, por favor comenta.x
()
x
× WhatsApp / Cristonaut@s - Clic aquí