Inicio / Lectio Divina del día - Whatsapp Cristonautas / Evangelio del día – Lectio Divina Lucas 2, 22-40

Evangelio del día – Lectio Divina Lucas 2, 22-40

Lectio Divina por Marcos Tonasse de Brasil

SOLENIDADE DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR

🕊 INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém!

📑 TEXTO BÍBLICO
(Lc 2,22-40)

22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”.

24Foram também oferecer o sacrifício — um par de rolas ou dois pombinhos — como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.

27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.

33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”.

36Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.

39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

📖 LEITURA
O que diz o texto?

Para que a Lei se cumprisse, José e Maria, os pais de Jesus o levaram até Jerusalém para apresenta-lo e consagrá-lo ao Senhor, conforme a Lei do Senhor.
O que a lei prescrevia, era um sacrifício para “resgatar o primogênito” em agradecimento a libertação da escravidão quando Deus tinha matado todos os primogênitos dos egípcios, mas poupado os primogênitos dos hebreus (cf. Ex 13,2.12-15).
Ao total são 40 dias depois do nascimento do menino, e este período fixou a data da festa da “Apresentação do Senhor” (também chamada Nossa Senhora das Candeias; no Candomblé é Yemanjá), no dia 02 de fevereiro, 40 dias depois do Natal.
O sacrifício ofertado, de um par de rolinhas, mostra-nos a situação de Pobreza em que Jesus nasceu, uma vez que ofertava-se um cordeiro em sacrifício.
O episódio de Simeão (vv. 25-35) e Ana (vv. 36-40, evangelho de amanhã) é um encontro do velho (AT) com o novo (NT). O antigo testamento que é renovado com a vinda do Senhor, o cumprimento da lei Mosaica se dá em Jesus.
Os pais de Jesus ficaram admirados pois mesmo recebendo o Anuncio do Anjo Gabriel, a visita dos Magos do Oriente, ainda não estava tão claro a responsabilidade que carregavam.

🕯️MEDITAÇÃO
O que o texto diz para mim?

Jesus, recém-nascido, é levado para ser apresentado ao Senhor, em Jerusalém e ali encontramos a simplicidade e humildade de um casal que apresenta como sacrifício um par de pombos.
Que possamos aprender a ofertar a nossa vida ao Senhor, aquilo que temos e somos. Não precisamos impressionar a ninguém, gastando o que não temos, sustentando uma vida que não condiz com a realidade.
O que Deus espera de mim?
O que posso ofertar hoje ao Senhor?
O que me faz entender que Jesus veio para que a Palavra do Antigo testamento se cumprisse?

🙏 ORAÇÃO
O que digo a Deus?

Jesus amigo me apresento a Ti com minhas falhas, imperfeições e pequenez. Receba meu coração e modifique aquilo que é necessário para que eu me pareça mais Contigo. Obrigado por me ajudar a entender a cada dia que te seguir é combater qualquer tipo de violência e discriminação. A Tua graça me basta. Amém!

🙇 CONTEMPLAÇÃO
Como interiorizo a mensagem?

O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.
🙋 AÇÃO
Com o que me comprometo?

● Apresentar-se a Deus com humildade;
● Romper com as aparências que o mundo impõe somente para agradar;

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Acerca de Marcos Alexandre Da Silva Tonasse

Ver tambíen

Evangelio del día – Lectio Divina Mateo 13, 24-30

Lectio Divina por Saulo Ruíz de El Salvador Sábado XVI Semana Tiempo Ordinario Ciclo B …

5 1 Vota
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Nos gustarían tus opiniones, por favor comenta.x
()
x
× WhatsApp / Cristonaut@s - Clic aquí