Evangelio del día – Lectio Divina Marcos 10, 17-27

ROTEIRO DE LECTIO DIVINA
👤 Adriano Israel – Brasil 🇧🇷

SEGUNDA-FEIRA DA 8ª SEMANA COMUM 🟢 – ANO B
27/05/2024

🕊 INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Vem Espírito Santo, vem sobre mim neste momento para que possa fazer aquilo que é do seu agrado. Me disponha a abrir os meus olhos, meus ouvidos, meu coração e compreender tudo aquilo que é do seu agrado. Afasta de mim todas as distrações e que nos próximos instantes eu me volte inteiramente ao teu querer. Amém.

📑 TEXTO BÍBLICO
Marcos 10, 17-27

17Quando Jesus estava saindo, um homem veio correndo e, ajoelhando-se diante dele, perguntou: “Bom Mestre, o que devo fazer para obter a vida eterna?”

18 Mas Jesus lhe disse: “Por que você me chama de bom? Só Deus é bom e mais ninguém. 19 Vocês conhecem os mandamentos: “Não mate, não cometa adultério, não roube, não dê falso testemunho contra ninguém, não tome nada dos outros, respeite seu pai e sua mãe”.

20 Ele respondeu: “Mestre, desde criança obedeço a todos estes mandamentos”.

21 Jesus, olhando para ele, amou-o e disse-lhe: “Falta-te mais uma coisa: vai, vende tudo o que tens e dá o dinheiro aos pobres para que tenhas riquezas no céu. Então venha e siga-me.

22 Por causa desta palavra o homem ficou triste e foi embora, triste porque tinha muitos bens. 23 Então Jesus, olhando em volta, disse aos seus discípulos: “Quão difícil é para aqueles que têm riquezas entrar no reino de Deus!”

24Quando os discípulos ouviram isso, ficaram maravilhados, mas Jesus continuou a responder: “Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25 “É mais fácil um camelo entrar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”.

26Quando ouviram isso, ficaram maravilhados, dizendo uns aos outros: “Então, quem poderá ser salvo?”

27 Jesus, olhando para eles, disse: “Para os humanos isso não é possível; mas para Deus é, porque tudo é possível para Deus”.

TRADUÇÃO DO NOVO EVANGELIZADOR

📖 LEITURA
O que diz o texto?

O Evangelho relata a citação do jovem rico. Estando Jesus a caminho, alguém o interrompe e questiona o que deve fazer para alcançar a salvação. Jesus lhe responde que basta cumprir para com os mandamentos, conforme disposto nas escrituras.

O jovem então diz que já realiza estas atividades desde a infância. Então, Jesus lhe diz que para sua felicidade ser completa deveria vender os bens que possuía e seguir-lhe. O jovem ficou triste e foi embora pois era muito rico. Jesus então diz que é difícil um rico entrar no Reino dos Céus.

Os discípulos se admiraram com estas palavras e questionavam-se quem poderia salvar-se então. Jesus explica-lhes que não deviam colocar suas confianças na riqueza, pois para Deus nada é impossível.

🕯️MEDITAÇÃO
O que o texto diz para mim?

* Tenho me vangloriando diante de Deus por tudo que tenho feito em relação à missão que me foi confiada?
* Como tem sido a minha relação com o dinheiro? Coloco-o em primeiro lugar, assumindo o lugar do Senhor? Sou solidário, partilhando daquilo que tenho com outros irmãos e irmãs? Confio na providência divina?

🙏 ORAÇÃO
O que digo a Deus?

Senhor Jesus, me chamou atenção o seguinte trecho: “Jesus fixou nele o olhar, amou-o e disse-lhe (…)”. O jovem tinha se envaidecido achando que fazer o que Jesus dizia já fazia parte de sua rotina. Jesus fixou nele o olhar, como que prestando atenção ao que ele estava dizendo, amou-o (sentiu compaixão), por ainda não ter compreendido em plenitude esse novo estilo de vida e trouxe-lhes novas orientações.

Da mesma forma, Senhor, faz de mim uma pessoa humilde. Não me deixe ser envolvido pelo sentimento de grandeza por fazer aquilo que é minha obrigação. Que possa te ser grato por todos os bens materiais que me das a graça de possuir. Mas que não seja apegado a eles. Intercedo por aqueles que perderam todo o seu patrimônio durante as últimas chuvas no Rio Grande do Sul. Que confiando na tua providência e na generosidade de outros irmãos e irmãs, pertencentes a quaisquer denominações religiosas, possam reconstruir às suas vidas.

🙇 CONTEMPLAÇÃO
Como interiorizo a mensagem?

“Jesus fixou nele o olhar, amou-o e disse-lhe (…)” (v. 21)

🙋 AÇÃO
Com o que me comprometo?

* Resgatar o que diz as Escrituras e o Catecismo da Igreja Católica sobre os Mandamentos da Lei de Deus, pesquisar ainda algumas catequese do Papa Francisco sobre o Tema;
* Não deixar que o dinheiro, a riqueza assuma o lugar que deve ser de Deus por primicias;
* Confiar nas promessas de Jesus quando fala que para “Deus tudo é possivel”.

Acerca de Ramón Pané

Ver tambíen

Evangelio del día – Lectio Divina Mateo 5, 33-37

Lectio Divina Sábado 15 de Junio de 2024 Sábado X Semana Tiempo Ordinario Ernesto Izquierdo …

Deja una respuesta

× WhatsApp / Cristonautas - Clic aquí