Evangelio del día – Lectio Divina Marcos 7, 1-13

Lectio Divina

Por Adriano Israel Lopes de Brasil ✍🏻🇧🇷

🕊 INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Quero te buscar, Senhor
De mãos limpas e de puro coração
Quero te encontrar, Senhor
E descobrir tudo aquilo que tens pra mim

Purifica-me, purifica-me
Aquilo que não é de Deus eu não quero pra mim
Eu me esvazio e peço que venhas me encher

Purifica-me, purifica-me
Aquilo que não é de Deus eu não quero pra mim
Eu me esvazio e peço que venhas me encher
(Purifica-me, Tony Alysson)

Sim, Espírito Santo, vem ocupar este espaço em meu coração que está destinado para Ti. Ajuda-me a jogar fora (sem apegos) tudo aquilo que não promove a minha aproximação contigo e que neste momento, possa me voltar exclusivamente para Ti e acolher o que reservaste para mim.

📑 TEXTO BÍBLICO
(Marcos 7, 1-13)

Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre.

5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” 6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.

9E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe deve morrer’. 11Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus’. 12E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”.

📖 LEITURA
O que diz o texto?

O texto relata que os fariseus vieram de Jerusalém e estavam próximos a Jesus, vendo os discípulos comerem o pão sem lavar as mãos questionam a Jesus porque eles não cumpriam este preceito judaico. Interessante observar que estes mandamentos são divididos entre negativos e positivos. Os negativos correspondem a 365, sendo aqueles referentes às proibições e propositalmente relacionam-se com o número de dias no calendário gregoriano (solar), de modo a estimular a cada dia do ano evitar transgredir um deles. Por suas vez, os 248 positivos, dizem respeito a quantidade de ossos e órgãos importantes no corpo humano, incentivando a prática de boas ações para a vitalidade do espírito.

Ouvindo o questionamento dos fariseus, Jesus os chama de hipócritas, citando uma passagem do profeta Isaías: «‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’». E ainda destaca a falta de caridade, pois um dos preceitos da Lei de Moisés é honrar pai e mãe e aquelas pessoas acabavam por assumir como recursos consagrado ao Senhor os valores que seriam destinada a esta finalidade.

Encerra dizendo que as tradições vividas pelos fariseus e mestres da Lei acabavam por tomar o lugar da Palavra de Deus.

🕯️ ️MEDITAÇÃO
O que o texto diz para mim?

• Compreendo os significados dos preceitos estabelecidos pela Igreja como forma de conduzir-me no caminho da salvação, ou os cumpro por mera tradição, sem consciência dos seus verdadeiros objetivos?
• Tento sobrepor os meus costumes àquilo que está descrito nas Sagradas Escrituras?
• De que forma tenho aplicado (ou deixado de praticar) os mandamentos da Lei de Deus em minha vida?

🙏 ORAÇÃO
O que digo a Deus?

Senhor Jesus, fazei-me consciente de todos os ensinamentos deixados por Ti através das Sagradas Escrituras, os quais estão resumidos a «amar-Te sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo». Ajuda-me a cumpri-los não por mera tradição, não apenas com palavras, mas na certeza de que são atitudes que vão me direcionando a Ti nesta jornada rumo ao céu.

Que a cada dia eu possa desprender-me das minhas vontades e costumes e dê testemunho daquilo que nos deixastes como estilo de vida, levando outros a ter esta experiência de amor contigo. Amém.

🙇CONTEMPLAÇÃO
Como interiorizo a mensagem?

‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’ (v. 6-7)

🙋AÇÃO
Com o que me comprometo?

• Aprofundar-me no que diz o Catecismo da Igreja Católica sobre os Mandamentos da Lei de Deus;
• Observar se as minhas atitudes estão de acordo ou contradizem os ensinamentos do Senhor.

Acerca de Cristonaut@s FRP

Ver tambíen

Evangelio del día – Lectio Divina Marcos 10, 17-27

ROTEIRO DE LECTIO DIVINA 👤 Adriano Israel – Brasil 🇧🇷 SEGUNDA-FEIRA DA 8ª SEMANA COMUM …

Deja una respuesta

× WhatsApp / Cristonautas - Clic aquí