Evangelio del día – Lectio Divina Mateo 10, 16-23

ROTEIRO DE LECTIO DIVINA
(👤Adriano Israel – Brasil)

🕊 INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Ó Espírito Santo de Deus, vem em meu auxílio neste momento. Ilumine meus passos de modo que seja guiado por tua luz. Afasta de mim todas as distrações e que tenha a humildade de reconhecer que tudo é para sua honra e glória. Amém.

📑 TEXTO BÍBLICO
(Mateus 10,16-23)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.

18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.

21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.

📖 LEITURA
O que diz o texto?

No texto Jesus envia seus discípulos para a missão e lhes dá algumas orientações. Reconhece que estarão como cordeiros entre lobos e que devem ser prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Alerta que deverão ter cuidado com os homens, pois estes os levarão aos tribunais e por causa de Seu nome serão maltratados. Contudo, diz que não devem se preocupar com o que falar, pois serão conduzidos pelo Espírito Santo e deverão ser testemunhas dos Seus ensinamentos em toda e qualquer situação.

Passarão por situações adversas onde irmão estará contra irmão, pai contra filhos e filhos contra pais. Serão odiados por causa da missão que realizam, mas devem perseverar para que sejam salvos. Por fim, fala que caso em uma cidade sejam perseguidos, deverão fugir para outra e que não percorrerão toda Israel antes que venha o Filho do homem.

🕯️MEDITAÇÃO
O que o texto diz para mim?

• Aceito com responsabilidade a missão que Jesus me confiou?
• Estou ciente das dificuldades que aparecerão ao longo do caminho?
• Em que aspectos preciso ser mais perseverante?

🙏 ORAÇÃO
O que digo a Deus?

Senhor Jesus, deixaste claro que seguir os teus ensinamentos não são caminhos de flores, mas de cruz. Fazei com que eu tenha a humildade de reconhecer que todo meu esforço na ação evangelizadora não devem ter como foco a minha pessoa, mas levar outros a ter essa experiência de amor contigo. Que eu suporte todas as adversidades, insultos e perseguições que porventura venha a passar. Mas que confiando na Tua Palavra, seja perseverante.

Quero estar aberto a acolher o Teu Espírito Santo para agir sempre conforme o teu querer, e poder na missão que me confiaste apaziguar conflitos que venham a desestruturar as famílias, célula-base de nossa sociedade. Que a partir do meu testemunho e oração, vivamos dias melhores e que o teu projeto de amor possa chegar em cada coração. Amém.

🙇 CONTEMPLAÇÃO
Como interiorizo a mensagem?

Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. (v. 20)

🙋 AÇÃO
Com o que me comprometo?

• Assumir conscientemente meu discipulado e missionariedade, sabendo que o seguimento a Jesus implica em passar pela cruz;
• Confiar na presença do Espírito Santo em minha vida, deixando-o guiar e conduzir todas as minhas decisões;
• Não me afastar do Senhor nos momentos de dificuldades e tribulações.

Acerca de Cristonaut@s FRP

Ver tambíen

Evangelio del día – Lectio Divina Marcos 10, 13-16

Lectio Divina Sábado, 25 de Mayo de 2024 Sábado de la VII Semana del Tiempo …

Deja una respuesta

× WhatsApp / Cristonautas - Clic aquí