Inicio / Lectio Divina del día - Whatsapp Cristonautas / Evangelio del día – Lectio Divinas Mateus 5, 17-19

Evangelio del día – Lectio Divinas Mateus 5, 17-19

Lectio Divina por P. Frei Renã Barros de Brasil

Invoquemos o Espírito Santo

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Coloco-me em tua presença Senhor e peço sobre mim o Espírito Santo. Ilumina minha mente, ilumina o meu coração e os meus sentimentos. Que eu possa colher o teu ensinamento através desta Palavra meditada hoje. Dá-me, Espírito Santo, o dom do entendimento, para que eu possa compreender o que tens e quer para mim. Dá-me, oh Espírito Santo, o dom da Sabedoria, para que eu possa traduzir tua Palavra em minha mais simples vida. Obrigado Senhor por este momento de encontro pessoal contigo. Amém.

Texto Bíblico: Evangelho (Mt 5,17-19)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas”. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra.
19Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Meditação (O que me diz o texto?)

Jesus é a consumação de toda o obra criada. Nada está acima de seu poder. Tudo se faz claro e compreensivo em Jesus Cristo. Até mesmo as linhas mais difíceis de compreensão da Sagrada Escritura são tocadas e reveladas a luz do pleno cumprimento da encarnação. A vivência dos ensinamentos bíblicos, no tempo de Jesus, estava muito distorcida. Existiam muitas interpretações da Lei e dos Profetas, que não levavam em consideração o valor maior a vida, mas sim, o interesse e a defesa de um pequeno grupo. Jesus na sua pedagogia de ensinar foi revelando a verdadeira compreensão do que a dureza do coração e os interesses cegavam. Jesus é o cumprimento. Toda a Sagrada Escritura deve ser lida a luz da encarnação. Já sabemos que o Antigo Testamento preparou a acolhida do Novo, que é a história da nossa Salvação. Existe uma comunhão íntima, entre Antigo e Novo Testamento, que tem Cristo como centro desta comunhão. Somos chamados a viver os ensinamento sagrados, independente daquilo que concebemos ou achamos ser a verdade. A verdade é Jesus Cristo. Apoiados nos ensinamentos da Igreja não impeçamos que a Palavra de Deus e cumpra através de nós.

Oração (Qual é a minha resposta ao Texto?)

Senhor Jesus, te peço a graça de nunca fugir da Tua Palavra para buscar a minha vontade. Da-me a graça de não ser tentado a interpretar a Sagrada Escritura a meu modo, mas que eu sempre me inspire na fé milenar da minha Igreja. Tua Palavra é Vida. Tua Palavra é Luz. Nada dela pode se esconder. Nada deixará de se cumprir. Eu não posso me esconder de Tua Palavra. Para onde irei? Onde fugirei? Eu quero ser grande Jesus, quero cumprir a Tua Palavra. Amém.

Contemplação (O que digo a Deus?)

Senhor, quero estar mais em silêncio na tua presença. Preciso calar os ruídos interiores para escutar a Tua voz. São tantas as perturbações que me perseguem. São tantos os dramas interiores. Eu quero Senhor, calar a minha vida e o meu coração em ti. Espírito Santo, enche-me sempre mais de Ti, para que eu possa rever minha vida e história a luz da fé, a luz da encarnação. Minha vida sem Ti Jesus não tem sentido, não encontro o seu fundamento. És o cumprimento de todas as coisas, sobretudo, da minha existência. Momento de silêncio e escuta!

Ação (Com o que me comprometo?)

Tenho gastado tempo com o estudo da Sagrada Escritura?
Estou comprometido em examinar-me, todos os dias, para ver o quanto de Deus, o quanto da Palavra de Deus eu tenho traduzido em minhas palavras e atitudes?
Sou uma pessoa da contemplação ou só me preocupo com o fazer?
Busco interpretar a Sagrada Escritura a meu modo, ou procuro seguir os ensinamentos da minha Igreja?
Jesus Cristo é o cumprimento da minha vida? Tenho este desejo de torná-lo a cada dia mais o centro da minha vida?

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Acerca de Frei Renã Barros

Sacerdote católico da Ordem dos Servos de Maria

Ver tambíen

Evangelio del día – Lectio Divina Juan 19, 25-27

Lectio Divina por Anny Jessenia López Ávila de Colombia / EE.UU. ¡Buenos dias Cristonautas! Vigésimo …

0 0 Votos
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Nos gustarían tus opiniones, por favor comenta.x
()
x
× WhatsApp / Cristonaut@s - Clic aquí