Inicio / Lectio Divina del día - Whatsapp Cristonautas / Lectio Divina del día – WhatsApp Juan 16, 29-33

Lectio Divina del día – WhatsApp Juan 16, 29-33

Lectio Divina por Marcos Alexandre da Silva Tonasse de Brasil

PASSO 0 – INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO DE DEUS:

Meu Senhor e meu Deus, creio firmemente que estás aqui, que me vês, que me ouves; adoro-Te com profunda reverência. Peço-Te perdão dos meus pecados e a graça para fazer com fruto este tempo de oração. Minha mãe imaculada, São José, meu protetor, anjo da minha guarda, intercedei por mim. Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha Tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e faça louvar por todas as criaturas. Faze, ó Pai, que pela leitura da Palavra, os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém!

PASSO 1 – LEITURA:

Evangelho (Jo 16,29-33)

Naquele tempo, 29os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. 31Jesus respondeu: “Credes agora? 32Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas, tende coragem! Eu venci o mundo!”

O QUE DIZ O TEXTO?

Palavras-chave: discípulos/ Jesus/ figuras/ cremos/ Deus/ credes/ hora/ dispersareis/ só/ Pai/ comigo/ paz/ tribulações/ coragem/ venci/ mundo.
Os apóstolos estavam convencidos de que tinham compreendido Jesus e o que Ele lhes dissera. Na verdade, não era assim: nem tinham compreendido a pessoa de Jesus nem a sua mensagem. Jesus questiona ao mesmo tempo em que encoraja os discípulos para fazê-los crescer e os consola com toda força, acalma-os de uma incompreensão e ansiedade visível “…não estou só; o Pai está comigo”, “tende coragem! Eu venci o mundo! ”.

PASSO 2 – MEDITAÇÃO (O QUE O TEXTO DIZ A MIM?)

Hoje, Jesus nos convida a termos coragem necessária para vencer o mundo de tribulações. Sozinhos não somos capazes, não possuímos forças necessárias por isso devemos em nosso dia-a-dia colocarmo-nos na presença de Deus para que Ele seja o nosso sustento e fonte de vida verdadeira.
Aqui haverá tribulações e provações assim como a que estamos passando nesse delicado momento, e se a nossa fé se apoia em seguranças humanas, não resiste à provação. Mas, quando a provação encontra alguém devidamente ancorado na Palavra do Senhor, e no abandono a Ele, então é purificada e lança-o no caminho de Jesus que afirma: Eu não estou só, porque o Pai está comigo, e faz-nos tomar a sério as palavras do Senhor: Tende confiança: Eu já venci o mundo!.

PASSO 3 – ORAÇÃO (O que respondo a Deus?)

Meu Senhor e meu Deus, eu creio, mas aumenta a minha Fé!
Dai-me uma Fé viva, traduzida na vida e testemunhada no amor pelos irmãos.
Confio em Ti, es minha esperança e juntos venceremos a pandemia que assola este mundo!

PASSO 4 – CONTEMPLAÇÃO (Como interiorizo a Palavra de Deus?)

33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas, tende coragem! Eu venci o mundo!”

PASSO 5 – AÇÃO (A que me comprometo?)

A Palavra de hoje me ajuda a firmar um compromisso de acreditar e ter confiança no Senhor mesmo nos momentos em que me sinto só, em que Ele age em silêncio.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Acerca de Marcos Alexandre Da Silva Tonasse

Ver tambíen

Evangelio del día – Lectio Divina Juan 19, 25-27

Lectio Divina por Anny Jessenia López Ávila de Colombia / EE.UU. ¡Buenos dias Cristonautas! Vigésimo …

× WhatsApp / Cristonaut@s - Clic aquí