Evangelio del día – Lectio Divina Juan 5, 1-16

Lectio Divina por Adriano Israel de Brasil

🕊️ INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Espírito Santo de Deus, permanece comigo neste momento para que possa me dispor aquilo que queres falar. Compreenda os teus ensinamentos e com o teu auxílio me esforce para colocá-los em prática, conforme teu querer. Amém.

🗒️ TEXTO BÍBLICO
(Jo 5, 1-16)

1.Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. 2.Há em Jerusalém, junto à porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, que tem cinco pórticos. 3.Nestes pórticos jazia um grande número de enfermos, de cegos, de coxos e de paralíticos, que esperavam o movimento da água. 4.[Pois de tempos em tempos um anjo do Senhor descia ao tanque e a água se punha em movimento. E o primeiro que entrasse no tanque, depois da agitação da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse.]

5.Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. 6.Vendo-o deitado e sabendo que já havia muito tempo que estava enfermo, perguntou-lhe Jesus: Queres ficar curado? 7.O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; enquanto vou, já outro desceu antes de mim. 8.Ordenou-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. 9.No mesmo instante, aquele homem ficou curado, tomou o seu leito e foi andando. Ora, aquele dia era sábado.

10.E os judeus diziam ao homem curado: E sábado, não te é permitido carregar o teu leito. 11.Respondeu-lhes ele: Aquele que me curou disse: Toma o teu leito e anda. 12.Perguntaram-lhe eles: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda? 13.O que havia sido curado, porém, não sabia quem era, porque Jesus se havia retirado da multidão que estava naquele lugar.

14.Mais tarde, Jesus o achou no templo e lhe disse: Eis que ficaste são; já não peques, para não te acontecer coisa pior. 15.Aquele homem foi então contar aos judeus que fora Jesus quem o havia curado. 16.Por esse motivo, os judeus perseguiam Jesus, porque fazia esses milagres no dia de sábado.

📖 LEITURA
O que diz o texto?

A narrativa se passa logo após a cura do filho de um oficial do rei. Jesus passava próximo ao tanque de Betesda, onde de tempos em tempos descia um anjo e agitava à água, aquele que primeiro entrasse no tanque ficaria curado de suas enfermidades.

Jesus vê um homem que padecía há 38 anos de uma doença. Pergunta-lhe se queria ser curado. O homem responde que sim, mas que não tem ninguém para colocá-lo no tanque quando a água é agitada. Jesus então diz para ele levantar-se, pegar o seu leito e andar. E ele assim o fez.

Isso aconteceu em um dia de sábado. Os judeus então alertaram ao curado que não podia carregar o seu leito, mas ele responde que apenas está cumprindo as ordens de quem o curou. Não sabia quem era.

Mais tarde, no templo, Jesus se encontra novamente com o homem e observa que estava são e orienta para não pecar mais para não acontecer coisas piores. O homem vai então dizer aos judeus que tinha sido Jesus quem o curara. E por isso, buscavam uma maneira de matá-lo.

🕯️ MEDITAÇÃO
O que o texto diz para mim?

* Percebo que o texto se passa ainda no início do ministério de Jesus, pois o homem curado não sabia quem Ele era Jesus. Nos dias de hoje, o que tenho feito para disseminar os ensinamentos de Jesus aqueles que ainda não O conhecem?

* O homem mesmo sem saber quem era Jesus, tomou posse de suas palavras e ficou curado. Consigo ouvir a voz de Deus e pela fé colocá-la em prática?

* Percebo que os judeus estavam mais preocupados com a aparência exterior no cumprimento dos preceitos do que com a salvação das almas. Tenho cumprido os preceitos da fé católica de forma consciente, compreendendo os seus significados ou meramente por tradição? Eles me proporcionam uma conversão verdadeira?

🙏 ORAÇÃO
O que digo a Deus?

Senhor Jesus, ajuda-me a disseminar os teus ensinamentos e que eu seja o primeiro a colocá-los em prática. Sendo testemunha do seu amor, que outros possam também seguir o mesmo caminho e vivenciar uma experiência contigo.

Fazei-me cada dia mais atento e consciente daquilo que se vivencia em cada liturgia e não me deixe participar destes momentos meramente por tradição, mas com uma vontade sincera de mudar de vida e ir construindo pouco a pouco teu Reino aqui na terra. Amém.

🙇 CONTEMPLAÇÃO
Como interiorizo a mensagem?

«Ordenou-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda» (v. 8)

🙋 AÇÃO
Com o que me comprometo?

* Confiar nas orientações do Senhor, colocando-o sempre como centro de minha vida. Pedindo a Ele auxílio para toda e qualquer decisão que tenha que tomar, mesmo que não seja aquela que eu gostaria.

* A partir dos dons recebidos, assumir a minha missionariedade levando os ensinamentos de Cristo aos que estão afastados ou sequer ouviram falar de Jesus.

Acerca de Cristonaut@s FRP

Ver tambíen

Evangelio del día – Lectio Divina Marcos 3, 20-21

Lectio Diviniemos Sábado 20 de Enero de 2024 Sábado II Semana Tiempo Ordinario Jorge Ortiz …

Deja una respuesta