Inicio / Lectio Divina del día - Whatsapp Cristonautas / Evangelio del día – Lectio Divina Mateo 21, 23-27

Evangelio del día – Lectio Divina Mateo 21, 23-27

Lectio Divina por Driko Correia de Brasil

Dia de Santa Luzia

INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Saudemos a Santa Luzia com um hino de louvor

EVANGELHO DO DIA
Com que autoridade fazes essas coisas? – Mt 21,23-27

Jesus voltou ao templo. Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele, perguntando: “Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu essa autoridade?” Jesus respondeu-lhes: “Eu também vou fazer-vos uma só pergunta. Se me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço isso. De onde era o batismo de João, do céu ou dos homens?” Eles ponderavam entre si: “Se respondermos: ‘Do céu’, ele nos dirá: ‘Por que não acreditastes nele?’ Se respondermos: ‘Dos homens’, ficamos com medo do povo, pois todos têm João em conta de profeta”. Então responderam-lhe: “Não sabemos.” Ao que ele retrucou: “Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.

📖LEITURA (O que diz o texto?)

“O povo simples já constatara que Jesus agia e falava com autoridade, e não como os mestres da Lei e fariseus. As ações de um galileu, aclamado como Messias, foram consideradas grandes provocações para o status oficial das autoridades judaicas. Jesus, simplesmente, passara os limites e agora pregava junto ao Templo. Os sumos sacerdotes e os anciões constituíam o grupo mais forte dos que se opunham a Jesus. A interpelação sobre a autoridade constituía-se numa acusação oficial. Jesus sempre acolheu pecadores e todos aqueles que buscavam a Verdade. Porém, a seus discípulos recomendou sacudir a poeira das sandálias contra os corações duros e orgulhosos. Eles não buscavam a Verdade. Não mereciam as pérolas do Evangelho.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

🧎🏾MEDITAÇÃO (O que Deus nos diz no texto?)

O que diz o texto a você? Faça a meditação da Palavra, buscando compreender o que o Evangelho de hoje diz a você. Escutar a Palavra é escutar o Senhor, que fala conosco por meio dela. Leia novamente o texto bíblico e faça silêncio por alguns instantes, deixando-se tocar por Deus.

🙏🏽ORAÇÃO (O que dizemos a Deus?)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração a partir do que a Palavra despertou em você, para que ela se torne vida em sua vida. Apresente ao Senhor, neste momento de oração, aquilo que você traz no coração, suas preocupações e as intenções de outras pessoas.
Agradeça tudo o que a Palavra permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.

🎑 CONTEMPLAÇÃO (Como interiorizo a palavra de Deus?)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

“Com que autoridade fazes essas coisas?”

💪🏽 AÇÃO (A que me comprometo com Deus?)

Proponho que nosso compromisso com Deus seja nos permitir a prestar atenção nos sinais divinos aqui na terra, perceber que a hierarquia divina foge aos protocolos humanos. E que a autoridade de Deus doi dada sobretudo aos pequenos e marginalizados.

Busquemos conhecer Deus pelos olhos das pessoas que sofrem violência, são excluídas, e invisibilizadas.

Acerca de Luis Adriano Correia da Silva

Ver tambíen

Evangelio del día – Lectio Divina Marcos 3, 7-12

Lectio Divina por Johan Alvarez de EE. UU. 🇨🇴 🇺🇸 0.- INVOCACIÓN AL ESPÍRITU SANTO: Ven …

5 1 Vota
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Nos gustarían tus opiniones, por favor comenta.x
()
x
× WhatsApp / Cristonaut@s - Clic aquí