LOADING...

Ir Arriba

Evangelio del día – Lectio Divina Juan 15, 18-21

Lectio Divina de Edilto Adérito de Carvalho Cuna De Mozambique

Invocação do Espírito Santo:

«Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. – Enviai , Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado; e renovareis a face da terra. Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor nosso. Amén.»

Leitura: Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 15, 18-21)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro Me odiou a Mim. Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu. Mas porque não sois do mundo, pois a minha escolha vos separou do mundo, é por isso que o mundo vos odeia. Lembrai-vos das palavras que Eu vos disse: ‘O servo não é mais do que o seu senhor’. Se Me perseguiram a Mim, também vos perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem Aquele que Me enviou».

Palavra da salvação.

O que o texto nos diz?

Quem quizer ser discípulo de Jesus terá de enfrentar o ódio do mundo, tal como Ele o enfrentou. Esse ódio caracteriza o mundo (v. 18), tal como o amor caracteriza a comunidade cristã. Os discípulos serão perseguidos pelo mundo, por não suportar aqueles que se opõem aos seus princípios. Os que optarem por seguir Cristo serão considerados estranhos e inimigos do mundo. A sua vida será uma acusação permanente às obras perversas do mundo. É por isso que o homem de fé é odiado. O ódio do mundo manifesta-se na perseguição contra a comunidade dos discípulos de Cristo. Mas estes não devem desanimar na sua vida de fé e no cumprimento da missão de evangelizar. A perseguição e o sofrimento hão-de ser vividos em união com o Senhor. A sorte dos discípulos é idêntica à de Cristo: «Se me perseguiram a mim, também vos hão-de perseguir a vós» (v. 20)

Meditação

Será que estamos a cumprir com a nossa missão na terra?
Ou queremos vida fácil? Vida mundana?
Não somos deste mundo! Cá estamos porque temos uma missão!
Descubramos qual é a nossa missão e cumpri-la!

ORAÇÃO:

«Ó Jesus, Peço-te que me ajudes a viver como Tu queres, no meio das dificuldades produzidas pela hostilidade do mundo. Que jamais me acobarde quando for preciso dar testemunho de Ti. Que jamais me falte a coragem perante as reacções que vêm do facto de eu dizer o que Tu mesmo dirias, e de fazer as coisas que Tu mesmo farias. Que a hostilidade do mundo jamais me façam desanimar. Assim seja!

CONTEMPLAÇÃO:

ver a realidade com os olhos de Deus
«Não somos do mundo mas fomos escolhidos do mundo»

5. ACÇÃO

Comprometo-me a descobrir qual a minha missão no plano de Deus e cumprir com seriedade apesar de muita perseguição aos discípulos de Cristo!

Prev Post

Evangelio del día – Lectio Divina Juan 15, 1-8

Next Post

Evangelio del día – Lectio Divina Juan 15,26–16,4a

post-bars

Leave a Comment

× WhatsApp / Cristonaut@s - Clic aquí