Inicio / Lectio Divina del día - Whatsapp Cristonautas / Evangelio del día – Lectio Divina Lucas 24, 13-35

Evangelio del día – Lectio Divina Lucas 24, 13-35

ROTEIRO DE LECTIO DIVINA Adriano Israel – Brasil

🕊 INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Vem Espírito Santo de Deus, fazei-me encontrar o Cristo Ressuscitado mesmo com todas as minhas fraquezas e limitações. Que Ele habite de maneira permanente em meu coração para que possa cumprir aquilo que é de tua vontade.

📖 LEITURA Lucas 24, 13-35 

13.Nesse mesmo dia, dois discípulos caminhavam para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios. 14.Iam falando um com o outro de tudo o que se tinha passado. 15.Enquanto iam conversando e discorrendo entre si, o mesmo Jesus aproximou-se deles e caminhava com eles. 16.Mas os olhos estavam-lhes como que vendados e não o reconheceram. 17.Perguntou-lhes, então: De que estais falando pelo caminho, e por que estais tristes? 18.Um deles, chamado Cléofas, respondeu-lhe: És tu acaso o único forasteiro em Jerusalém que não sabe o que nela aconteceu estes dias? 19.Perguntou-lhes ele: Que foi? Disseram: A respeito de Jesus de Nazaré… Era um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo o povo. 20.Os nossos sumos sacerdotes e os nossos magistrados o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. 21.Nós esperávamos que fosse ele quem havia de restaurar Israel e agora, além de tudo isto, é hoje o terceiro dia que essas coisas sucederam. 22.É verdade que algumas mulheres dentre nós nos alarmaram. Elas foram ao sepulcro, antes do nascer do sol; 23.e não tendo achado o seu corpo, voltaram, dizendo que tiveram uma visão de anjos, os quais asseguravam que está vivo. 24.Alguns dos nossos foram ao sepulcro e acharam assim como as mulheres tinham dito, mas a ele mesmo não viram. 25.Jesus lhes disse: Ó gente sem inteligência! Como sois tardos de coração para crerdes em tudo o que anunciaram os profetas! 26.Porventura não era necessário que Cristo sofresse essas coisas e assim entrasse na sua glória? 27.E começando por Moisés, percorrendo todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava dito em todas as Escrituras. 28.Aproximaram-se da aldeia para onde iam e ele fez como se quisesse passar adiante. 29.Mas eles forçaram-no a parar: Fica conosco, já é tarde e já declina o dia. Entrou então com eles. 30.Aconteceu que, estando sentado conjuntamente à mesa, ele tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e serviu-lho. 31.Então se lhes abriram os olhos e o reconheceram… mas ele desapareceu. 32.Diziam então um para o outro: Não se nos abrasava o coração, quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras? 33.Levantaram-se na mesma hora e voltaram a Jerusalém. Aí acharam reunidos os Onze e os que com eles estavam. 34.Todos diziam: O Senhor ressuscitou verdadeiramente e apareceu a Simão. 35.Eles, por sua parte, contaram o que lhes havia acontecido no caminho e como o tinham reconhecido ao partir o pão.

O que diz o texto?

O texto narra a passagem dos discípulos de Emaús. Após tudo que aconteceu em Jerusalém por ocasião da crucificação de Cristo, os discípulos retomavam a sua rotina e comentavam o que aconteceu quando Jesus se aproximou e indagou sobre o que conversavam. Eles não o reconheceram e pensando ser um forasteiro contaram tudo que se havia passado. Jesus então repreende-os pela dureza de duração e passa a explicar o que sobre Ele estava escrito.

Chegando no povoado, fez que ia seguir adiante, mas os discípulos o convidaram a permanecer com eles pois já era tarde. Então ao sentar à mesa e partir o pão os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus, porém ele desapareceu. Voltaram então a Jerusalém para contar o que havia acontecido e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão.

🕯 MEDITAÇÃO
O que diz o texto para mim?

Também eu estou desanimado na fé, acreditando que o Cristo permanece no sepulcro?
Também eu não tenho a dureza de coração para compreender as Sagradas Escrituras?
Acolhendo o Cristo Ressuscitado, me disponho a anunciar a sua Boa Nova?

🙏 ORAÇÃO
O que o texto diz para mim?

Senhor, Jesus, que este tempo Pascal possa consolidar a minha fé e o propósito de te servir. Ajuda-me primeiramente a crer verdadeiramente em sua presença entre nós e consequentemente levar esta boa notícia a todos que me são próximos. Não somente através de palavras, mas principalmente por atitudes.

Tende piedade pelas vezes em que estive com meus olhos fechados para ti. Mesmo estando tão perto não abri o coração para acolher o que me reservaste. Inflama, incendeia a minha fé, para que também contigo possa ressuscitar e ser em Ti nova criatura. Amém.

🙇 CONTEMPLAÇÃO
Como interiorizo a mensagem?

Música: Discípulos de Emaús

“Fica conosco, Senhor
É tarde e a noite já vem
Fica conosco, Senhor
Somos seus seguidores também”

🙋 AÇÃO
Com o que me comprometo?

Na alegria deste tempo Pascal testemunhar o Cristo Ressuscitado entre nós;
Abrir o coração para acolher a vontade de Deus em minha vida.

Sobre Adriano Israel

Agente da Pastoral da Comunicação e da Pastoral Familiar em Ceará-Mirim/RN - Brasil.

Rivsar

Evangelio del día – Lectio Divina Juan 13, 6-20

Lectio Divina de Cristian Buiani de Argentina 1) Invocamos al Espíritu Santo: Espíritu Santo, Espíritu …

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

cinco − cuatro =

*